sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Flux... o que?


Fluxograma é um tipo de diagrama, isto é: uma representação visual estruturada e simplificada de um determinado conceito, ideia, etc. e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, ou seja: è Processo: deriva do latim procedere, verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere) e é um conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum. Pode ter os mais variados propósitos: criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas, muitas vezes feitos através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está para ser realizado, considerando o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza-se do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.
O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.
Normalmente utilizamos pictogramas (que são os símbolos utilizados na construção do fluxograma) e que servem para orientar o usuário sobre a “rota” a seguir na leitura do fluxo.

Os mais comuns são os seguintes:



 Você pode analisar os fluxos a seguir apresentados para entender como funcionam a leitura dos pictogramas:




Também gostaria que você visse esse vídeo antes de efetuar o exercício abaixo, ok!

Exercício proposto: (apostila, página 23)

Leia atentamente o texto abaixo e desenhe um fluxograma fazendo uso dos seguintes símbolos Procure-os na tabela de símbolos acima):
 Início / Fim  
Processo / Operação
Decisão
Bem como todos os demais que você vier a precisar para construir o seu trabalho
Uma determinada empresa não tinha um estoque informatizado e os pedidos ao estoque ocorriam da seguinte forma:
1.   O estoquista, ao receber uma solicitação de peças, verifica na listagem do estoque a disponibilidade da mesma. Caso disponível a peça era entregue ao solicitante e, em seguida, efetua-se a baixa no estoque.
2.   Caso o estoque não tenha a peça requerida em disponibilidade, verifica junto ao fornecedor da peça o tempo de entrega.
3.   Informa-se ao solicitante o tempo necessário.
4.   Caso este (o solicitante) ainda desejar a peça, o pedido ao fornecedor  será efetuado imediatamente.
5.   Aguarda-se a chegada da peça e a sua entrada no estoque.
6.   Em seguida ela será entregue ao solicitante e será efetuada também a baixa no estoque.
OBS.: considere que o fornecedor sempre tem a peça solicitada e disponível para entrega.
Os pontos de decisão são muito importantes para a exatidão do fluxograma (então, lembre-se de analisar e revisar bem o seu fluxograma antes de finaliza-lo).
Esse exercício deverá ser entregue ao professo r o mais rápido possível. Não esqueça de colocar o seu nome completo.

Obrigado a todos e um excelente estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário