terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estrutura típica dos sistemas ERP

slide-1-728Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas atividades das empresas.

Abaixo publico um esquema que apresenta uma estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP.

Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos a esse Banco Central ligados por interfaces diversas. Observe:

erp2

Como se faz a implantação do sistema ERP:

As funcionalidades dos módulos de um sistema ERP representam uma solução genérica que reflete uma série de considerações sobre a forma que as empresas operam em geral. Para flexibilizar sua utilização em um maior número de empresas de diversos segmentos; os sistemas ERP foram desenvolvidos de forma que a solução genérica possa ser customizada em um certo grau.

fig22Na implantação de um sistema ERP a customização é um compromisso entre os requisitos da emrpesa e as funcionalidades disponíveis no sistema. Inicialmente, na mioria das vezes, os processos de negócio das empresas precisam ser redefinidos para que seus requisitos se aproximem das funcionalidades do sistema. Então, a primeira medida de customização é a seleção dos módulos a serem implantados. A característica modular permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite e possibilita que módulos adicionais sejam agregados com o tempo. Em seguida, em cada módulo são feitos ajustes nas tabelas de configuração para que o sistema se adapte da mesma forma possível aos novos processos de negócio.

Mesmo com a customização, a solução pode não atender a alguns requisitos específicos das emrpesas. Nesses casos as empresas precisam utilizar outros sistemas complementares ou abandonar seus requisitos específicos e adotar processos genéricos.

Por esse motivo, a decisão de implantação de um sistema ERP só deve ser tomada após uma análise detalhada dos processos da empresa e das fundionalidades dos sistemas ERP’s. Além disso é muito importante que as empresas considerem, desde o início da implantação, os impactos que a redefinição dos processos e a introdução do sistema terão na estrutura, cultura e estratégia da organização.

Benefícios da utilização de sistemas ERP:

As utilizações de sistemas ERP otimiza o fluxo de informações e facilita o acesso aos dados operacionais, favorecendo a adoção de estruturas organizacionais mais achatadas e flexíveis. Além disso, as informações tornam-se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisão com base em dados que refletem a realidade da empresa. Um outro benefício da implantação é a adoção de melhores práticas de negócio, suportadas pelas funcionalidades e em maior velocidade de resposta da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário