quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MRP e MRP II

Quando nos propomos a administrar uma atividade industrial ou desenvolver meios eficazes de controle que atuem no processo de manufatura, deparamo-nos com o 1º obstáculo que é a grande variedade de atividades industriais encontradas no mundo moderno e globalizado.

Torna-se difícil estabelecer uma forma padronizada que possa seMRPr aplicada de maneira generalizada em todo o processo produtivo. O que propomos neste artigo é tratar o PPCM (Planejamento, Programação de Produção e Controle de Manufatura) – você pode confundir isso com o antigo PPCP e isso será correto uma vez que Manufatura aqui é utilizado com a mesma inteligência de Produção – como uma alternativa de atividade integrada às demais atividades administrativas e que tenha como objetivo atuar no processo produtivo, controlando e coordenando-o com os outros setores da empresa.Na indústria moderna o operário sabe fazer um número de operações relativo a sua área de atuação, o que é pouco em relação ao produto.

A fábrica geralmente é dividida em células ou setores e em cada 4lean-postos-de-trabalho-postos-de-trabalho-4lean-707122-FGRuma delas o operário vai adicionando componentes, operações e, consequentemente, valores ao produto final.

Hoje, para produzir com eficiência, não podemos nos limitar a comunicar às áreas produtivas o quanto elas devem produzir. Torna-se necessário informar aos departamentos produtivos quais operações devem ser executadas em cada dia para se obter o produto final desejado.

MRP I

A logística da empresa tem que desempenhar esse papel. Determinar quanto de material deverá ser comprado e quando esse material deverá ser disponibilizado na empresa – fábrica ou célula de produção – para que as ordens de compras provejam o necessário para que as ordens de produção sejam cumpridas no tempo certo. Os novos pedidos de reprovisionamento devem ser previstos corretamente para que determinados conjuntos de informações sejam observados e/ou corrigidos se necessários. Assim, a disponibilidade de informações, tais como: estoque disponível, previsão de vendas, processo produtivo de cada componente do produto, tempo de produção e a necessidade de mão de obra alocada devem estar disponível para o todo  e não somente as partes, como era antes.

linha de pagamentoPodemos dizer que o PPCM elabora informações para tomadas de decisões. Recebe informações sobre previsão de vendas, estoques disponíveis, linha de produtos e processos de produção, capacidade produtiva, etc. Compila todos esses dados e transforma essas informações em ordens de fabricação. Todavia, não somente operários e chefia necessitam de informações detalhadas. O setor de compra de matéria-prima e de insumos – os mais diversos – também precisa dessas informações para programarem as compras eOrdem de produção reprovisionamento dos materiais necessários em tempo hábil. Existem outros tipos de informações relacionadas com as previsões e controles de manufatura como, por exemplo: carga-hora de máquina, previsão de manutenção de equipamentos, distribuição de mão de obra, período de setup dos equipamentos, etc..

Portanto o PPCM é indispensável na administração de qualquer empresa moderna e tem como atividade principal: planejar e controlar os recursos disponíveis, contemplando todas as áreas da empresa com as informações necessárias à tomadas de decisões.

Aqui termina esse ponto.

Bom estudos a todas as minha alunas e todos os meus alunos.

Felicidades no planejamento de seu futuro. Afinal, ele – o futuro – está em suas mãos.]


2 comentários:

  1. Agradeço que tire a foto pois esta tem direitos de autor.

    Cumprimentos
    Clementina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qual foto você se refere?
      Quando eu a tomei utilizando-me do Google Imagem na pesquisa avançada pedi que me fossem mostradas somente as que NÃO tinham direito de autor, portanto públicas.
      Porém, se por favor você me indicar qual a foto ela será substituída imediatamente.
      Atenciosamente,
      Carlos Roberto Mettitier

      Excluir